Remarketing: 03 razões para usá-lo em suas estratégias de marketing digital

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Nenhuma campanha de Marketing Digital é completa sem utilizar o Remarketing. Isso mesmo, é simples assim. Se você acha que sua campanha de marketing já está definida, de uma segunda olhada, se você não ver nenhuma linha de Remarketing, você está longe de ter sua campanha definida.

Você deve estar se perguntando, “Por que eu preciso me preocupar com Remarketing?“. Eu vou lhe responder.

Imagine, você acaba de lançar uma nova e grande campanha de marketing que lhe custou rios de dinheiro. Está campanha é totalmente integrada. Tem Tudo ou Quase tudo! TV, Mídia Impressa, Digital, todos os meios de comunicação que possa imaginar. Supondo que todas essas mídias apontem para o seu site. O usuário chega ao seu site, adicionam produtos ao carrinho e poucos antes de converter ele saem para nunca mais voltar.

Isso seria assustador, não seria? A ideia de você gastar uma montanha de dinheiro, conseguir milhares de visitantes no seu site, eles estão a um clique para gerar a venda e depois … nada. Eles simplesmente fecham o navegador.

Acredite, não há uma super fórmula que fará você manter um usuário no seu site. Problemas acontecem no dia-a-dia de todo mundo, como: O bebê começa a chorar, o telefone toca, etc.. Qualquer distração e pronto, os usuários podem sair do seu site. Você não pode controlar o processo de saída, mas você pode criar um mecanismo que os façam lembrar onde eles estavam. Tudo que você precisa é de uma técnica de marketing chamada de Remarketing.

Remarketing é uma tecnologia que permiti que você coloque um cookie no navegador de cada visitante que entra no seu site. Esse cookie é utilizado por redes de publicidade (como Google, Facebook, etc…) para mostrar o seu anúncio em qualquer site que faça parte da rede. Por exemplo, digamos que você execute uma campanha de remarketing no Google. Uma pessoa que anteriormente visitou o seu site e saiu, ela poderá visualizar seu anúncio em sites como: Baixaki, CBN e em outros sites que façam parte da rede do Google.

remarketing como funciona

Neste exato momento você deve estar pensando: “Nossa …Como isso é bacana … mas até agora eu não entendia por que eu deveria usar Remarketing?” Vou lhe responder está pergunta com alguns pontos abaixo:

01 – Remarketing é Bastante Fácil de Implementar

Se você utilizar uma rede de anúncios como o Google (Simplesmente a maior rede de publicidade online!) ou uma rede mais segmentada é muitos simples começar uma campanha básica de remarketing. Basta usar as ferramentas da rede para gerar o cookie, coloque esse cookie no seu site, associar alguns de seus anúncios com a campanha e pronto, você já estará fazendo Remarketing.

Muitos que chegam neste ponto de post deve estar falando – Vinicius, não é realmente assim tão fácil! Você está esquecendo de alguns detalhes …!” De fato, existem estratégias que tornaram sua campanha de remarketing muito poderosa, mas você não precisa fazer isso para começar. Mesmo implementando uma campanha básica de Remarketing, você verá seus resultados melhorarem drasticamente.

02 – Remarketing Aumenta Significativamente o ROI.

Dependo da rede de publicidade que escolher para fazer sua campanha de Remarketing, você poderá estruturar sua campanha de duas maneiras:

  • CPC – Custo Por Clique
  • CPM – Custo Por Mil Impressões

Ambas estruturas possuem seus “prós” e “contras”, porém em qualquer modalidade que escolher, ambas custarão menos que uma Campanha de SEM (Search Engine Marketing).

Mas então, O que isso tem a ver com meu ROI (Retorno Sobre Investimento)? Vamos lá, pense comigo! Supondo que você gaste em média R$ 5,00 para conseguir um visitante no seu site e ele não se converta, ou seja, você gastou R$ 5,00 sem receber nenhuma receita direta. Agora vamos dizer que você faça uma campanha de remarketing com este visitante. Na campanha de remarketing o custo para o visitante ver seu anúncio 3 vezes é de R$ 1,00. Na terceira vez ele compra um produto no seu site.

Na primeira ocasião, você gastou R$ 5,00 para um custo médio de 01 (um) visitante a cada R$ 5,00. Na segunda ocasião, você gastou R$ 6,00 com um custo médio de 02 (dois) visitantes a cada R$ 3,00. Você fortaleceu a identidade de sua marca com esse visitante e ainda foi capaz de colocá-lo em seu ciclo vendas por um custo por visita muito menor. Além disso, você precisa ter em mente que, “Quanto mais pontos de contatos uma pessoa tiver com a sua marca, é bem mais provável que converta.”

03 – O Poder Da Segmentação

Os Cookies utilizados em Remarketing permitem segmentar seu público-alvo de diversas maneiras. Neste parte é onde se separa os “Curiosos” em Remarketing dos ‘Especialistas”. Ao segmentar seu público com base no comportamento e ações , você poderá mudar a mensagem em seu anúncio com base em que ele está vendo. Por exemplo, uma mensagem para alguém que abandonou um processo de vendas, pode ser a sua mensagem geral de vendas, mas para alguém que completou o ciclo, você pode ter uma mensagem diferente ou então fazer um cross-selling de um produto diferente. Ao contrário de TV, Rádio ou Jornais, você pode realmente segmentar essas audiências e mostrar duas mensagens.

E você, Usa Remarketing? Deixe-nos saber como ele se encaixa em sua campanha de marketing. Deixe um comentário logo abaixo.

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