Velocidade do site: 04 ferramentas para testar a performance do site

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagine a seguinte situação: Você resolve trabalhar como afiliado de um determinado infoproduto, cria suas páginas de captura, configura seu autoresponder e suas campanhas de PPC para gerar tráfego para o seu site.

Seu futuro lead clique em um link patrocinada seu, e ao ser redirecionado para a sua página de captura, além de demorar a abrir, sua página fica travando. Segundo pesquisas, um usuário gasta em média 03 segundos esperando uma resposta do carregando e até 10 segundos escanado sua página em busca da informação que procura.

O problema descrito acima assola muitos sites em wordpress, e o custo é perdida de leads, vendas, clientes e dinheiro.

Duas razões para otimizar seu site

Razão 01 – Google Serps

Em 2010, o Google anunciou que iria colocar a velocidade do site como quesito para melhor posicionamento de um site.

Não se sabe exatamente quanta relevância o Google atribuiu a velocidade do site, mas se tratando do Google isso deve ser significativamente importante.

Razão 02 – Melhor Experiência do Usuário

Junto aos motivos do Google está o fato de que um site lento apresenta uma má experiência ao usuário. Se houver qualquer atraso perceptível no carregamento do seu site, acredite, a paciência de seu visitante irá se esgotar rapidamente, e isso pode resultar em enormes perdas de dinheiro.

Ferramentas para medir o desempenho do seu site em WordPress

Como você faz para medir adequadamente a velocidade do seu site? Confira abaixo 04 ferramentas para análise da performance do seu site. É sempre bom testar em várias ferramentas antes de se chegar a uma conclusão final.

01 – Google Developers – PageSpeed Insights

PageSpeed Insights

PageSpeed Insights é uma ferramenta rápida e eficaz na análise do desempenho do site, tanto em desktop, como também em dispositivos móveis. Usando um sistema simples de pontuação, o Google faz diversas recomendações com base em sua análise.

Embora o PageSpeed Insights não forneça tantos detalhes como as ferramentas listadas abaixo, é fácil seguir a recomendação para cada item informado. É quase certo que o Google baseia sua pontuação em itens realmente importantes.

02 – Web Page Test

web page test

Criado em 2008, é um projeto de código aberto apoiado pelo Google. A versão online do webpagetest.org   é mantida pela Web Performance Optimization Foundation, uma organização sem fins lucrativos sobre desemprenho da web.

Esta ferramenta oferece uma análise aprofundada do desempenho de seu site em apenas alguns segundos. Extremamente eficaz ao identificar o que está deixando o seu site lento.

03 – Pingdom

Pingdom

Pingdom oferece serviços gratuitos e também pagos. Os detalhes fornecidos pelo serviço gratuito são extremamente úteis quando se trata de identificar áreas problemáticas. Abaixo estão alguns dos principais dados fornecidos por essa ferramenta:

  • Verificar diversas fases de uma requisição ( DNS, SSL, Conexão, Envio, Espera, Resposta)
  • Analisa sua página medindo o tempo gasto em diferentes taferas

Já o serviço pago do Pingdom fornece, além dos dados acima, algumas coisas a mais como:

  • Monitoramento e Notificação do Up-time
  • Monitoramento em tempo real do desempenho do seu site baseando em visitantes reais
  • Análise detalhada de todos os problemas
  • Aplicativos para monitoramento móvel

04 – P3 Plugin Performance Profiler

p3 plugin performance profiler

P3 Plugin Performance Profiler é um plugin que faz uma análise dos plugins instalados no seu wordpress, e diz quais deles estão afetando o carregamento do seu site.

Plugins têm um potencial altamente elevado de provocar um enorme consumo de recursos do seu servidor. Se você está percebendo uma certa lentidão no seu site, uma das primeiras coisas que você deve verificar são os seus plugins. Uma dica seria desativar todos e ir ativando um a um, e observar o desempenho do seu site.

Considerações Finais

A importância de um site rápido não pode ser deixada de lado, uma vez que isso afeta não só a experiência do usuário, mas também o posicionamento do seu site nos motores de busca. Procure fazer testes regulares em seu site, sempre atualize seu wordpress, bem como os arquivos de seu tema e plugins.

Todas as ferramentas gratuitas e pagas que falamos neste artigo são rápidas, fáceis de usar e fornece um grande insight em seus diagnósticos – Você não tem nenhuma desculpa para ter seu site em wordpress lento.

E você, alguma vez já teve problemas com a velocidade do seu site? Compartilhe nos deixando um comentário abaixo sobre a causa e como fez para resolver. Um forte abraço!

2 Comentários


  1. Ola, gostei do artigo, aguardo mais dicas como esta. Para mim que estou começando agora são dicas muito importantes.

    Responder

    1. Obrigado Antônio!!
      Poucos blogueiros se atentam em melhorar o desempenho de seus sites/blogs, e isso é de extrema importância..
      Um forte abraço e sucesso!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *