Velocidade do Site: Top Plugins Wordpress para Otimização

Tempo de leitura: 4 minutos

Em meu último artigo, eu falei sobre 04 Ferramentas Para Testar a Velocidade do seu site. Seguindo essa mesma linha de raciocínio, hoje quero listar alguns plugins que ajudarão você a aumentar a performance e a velocidade do seu site.

Para qualquer um que já experimentou uma conexão de 56 Kbps (discada), você claramente pode estar pensando – Banda Larga são super rápidas, eu não terei problemas com o desempenho do meu site. Afinal, a maioria dos sites irão carregar em poucos segundos.

Ficamos acostumados a abrir os sites rapidamente, porém, isso nos fez mais exigentes do que nunca.

Então vamos deixar isso bem claro a partir de hoje: A Velocidade é importante.

Você pode estar pensando na seguinte pergunta – Por que a velocidade do site é tão importe?

Eu vou lhe responder de forma simples – Google adora sites rápidos.

Em diversas ocasiões, o gigante Google confirmou que a velocidade do site é um fator importante de classificação. Não dá para saber o grau de importância, mas o fato é que isso irá melhorar a sua pontuação na hora de classificar seu site.

Como deixar o meu site mais rápido?

Aqui vai uma boa notícia: Existem muitas maneiras de você melhorar o desempenho do seu site, mas neste arquivo vou me concentrar em alguns plugins que ajudam a melhorar a velocidade do seu site.

Ter muitos plugins é uma das grandes causas de sites lentos. Você só deverá instalar um plugin se realmente precisar dele e, nunca tenha mais de um plugin que execute a mesma funcionalidade.

Dito isto, alguns plugins realmente irão melhorar o desempenho do seu site, e hoje vou lhe mostrar alguns dos melhores.

Plugins de Cache

Os plugins de cache irão servir uma versão estática do seu site para seus visitantes. Isto é muito mais rápido do que carregar uma versão dinâmica do seu site do zero, toda vez que um usuário acessar.

Principais Plugins de Cache

WP Super Cache (Grátis )

W3 Total Cache (Grátis )

Plugins Lazy Loading (Carregamento Atrasado)

Você sabe o que é carregamento atrasado? Essencialmente, isso significa que as imagens acima da dobra – aquelas que os visitantes irão ver imediatamente – são priorizadas no carregamento da página. Imagens após a dobra só serão carregadas conforme o visitante for rolando a página para baixo.

Principais Plugins Lazy Loading

BJ Lazy Load (Grátis)

Rocket Lazy Load (Grátis)

Unveil Lazy Load (Grátis)

Plugins CDN (Content Delivery Network)

Você sabia que a distância física entre você  e um servidor web impacta no tempo de carregamento de um site? Grandes distâncias tendem a resultar em maiores tempos de carregamento. Content Delivery Network – Redes de Entrega de Conteúdo – minimiza este problema armazenando seu site em servidores localizados em todo o globo. O usuário se conecta ao servidor geograficamente mais próximos a eles.

Principais Plugins CDN

CloudFlare (Grátis)

Jetpack Photon Module (Grátis)

Plugins para Compressão de Imagens

Quanto maior os arquivos de imagens, mais tempo elas irão demorar para carregar. Existe diversas maneiras de você diminuir o tamanho de suas imagens, sem que as mesmas percam a qualidade, usando plugins para compressão de imagens. Em uma outra ocasião publiquei um artigo – 10 plugins wordpress para otimização de imagens – que trata justamente sobre a compressão das imagens.

Plugins para Compressão de Imagens

WP Smush (Grátis)

EWWW Image Optimizer (Grátis)

Plugin Otimização de Banco de Dados

Por padrão, o WordPress vem com todos os tipos de desordens desnecessários em seu Bando de Dados. Um bom plugin de otimização de banco de dados para seu wordpress, deixará ele completamente limpo, e isso pode acelerar o seu site de forma substancial.

Melhores plugins para Otimização do Banco de Dados

WP-Optimize (Grátis)

Optimize Database after Deleting Revisions (Grátis)

Revision Control (Grátis)

Considerações Finais

Caso você deseje levar a velocidade do seu site a sério, realmente como deveria, estes são alguns plugins que irão lhe ajudar nessa tarefa. Cada plugin executa uma funcionalidade diferente, por isso, considere utilizar somente um de cada categoria acima.

E você, tem dicas para melhorar a velocidade do site? Compartilhe logo abaixo deixando um comentário. Ajude outros blogueiros compartilhando este post.

4 Comentários


  1. Ola Vinicius o seu artigo ficou com informações incríveis, parabéns.

    Você usa Lazy Loading aqui em seu site? Eu pesquisei um pouco e não sei se vale a pena utiliza-lo em sites com artigos como esse e o meu. O que você acha?

    Responder

    1. Olá Thiago..
      Obrigado pelo comentário.
      usar ou não o lazy loading, varia de site para site..
      Eu não possuo muitas imagens para serem carregadas, por não vejo a necessidade aqui, porém, em sites de clientes utilizo bastante, e isso tem me ajudado bastante no tempo de carregamento das páginas.
      Um exemplo seria um portal de notícias.
      Um forte abraço!!

      Responder

  2. Olá! Estou com uma dúvida sobre a utilização do WP-Optimize e do Optimize Database after Deleting Revisions. Devo usar um ou outro? Ou os dois plugins se complementam? Pelo que pesquisei no Optimize Database after Deleting Revisions posso determinar a quantidade de “post revision” já o WP-Optimize deleta todos.

    Responder

    1. Olá Igor,

      Primeiro obrigado pelo seu comentário.
      Em particular, não costumo e nem gosto de guardar revisões de meus post.
      Revisões só servem para ocupar espaço e prejudicar o desempenho do Banco de dados.
      Uso e indico o Wp-optimize.
      Um forte abraço e Sucesso!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *